A importância de realizar exame de sangue preventivo

9 dez 2019 Artigos

Boas práticas e benefícios da medicina preventiva

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e buscam novas formas de prevenir doenças. Manter hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação balanceada, é prática indicada por profissionais da saúde para evitar problemas futuros. Um outro bom hábito de saúde é a realização de procedimentos preventivos, como é o caso do exame de sangue.

Recentemente foi notícia no portal Exame.com: câncer de pulmão é detectado com exame de sangue. Apesar dos estudos ainda estarem em análise, a descoberta trouxe um grande benefício: um simples exame de sangue é capaz de diagnosticar precocemente doenças graves que demandariam exames bem mais complexos e demorados.

O diagnóstico de câncer com exame de sangue ainda é novidade no setor, mas detectar doenças como diabetes e colesterol já é comum entre os pacientes. O principal benefício, nesse caso, é detectar a doença quando ela ainda está em um estágio inicial e possui tratamento. Controlar níveis de gordura no sangue, por exemplo, também tem influência no surgimento de outros problemas, como infarto e pressão alta.

Redução de custos para o sistema de saúde

Além de contribuir para o tratamento, o diagnóstico precoce gera redução de custos para quem está doente. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais simples serão os procedimentos realizados para curar ou estabilizar o problema. Vale ressaltar ainda que um exame de sangue é mais barato que uma ressonância ou uma tomografia, por exemplo. A facilidade e agilidade de retirar uma amostra e sangue para análise também tornam o procedimento mais acessível.

Nós do Laboratório Apolo oferecemos para nossos clientes de Manhuaçu e região várias opções de check-ups, confira aqui.

Search

+