Traços de personalidade podem afetar peso

Pessoas que possuem alguns traços de personalidade como neuroticismo ou baixos níveis de conscientização têm maiores chances de passarem por ciclos de ganho e perda de peso.

Pesquisadores do National Institute on Aging (EUA) analisaram dados de 1.988 pessoas que participaram de um estudo longitudinal, para tentarem determinar como a personalidade de uma pessoa pode estar associada ao seu índice de massa corporal.

Os participantes foram avaliados de acordo com cinco traços de personalidade: o quão aberta a pessoa é, consciente, extrovertida, agradável e neurótica. Outras 30 subcategorias dessas características também foram avaliadas.

De acordo com essa análise, a impulsividade é o principal fator de previsão de ganho de peso. Os participantes que foram classificados como ansiosos pesavam em média 10 quilos a mais do que pessoas que não apresentavam a mesma característica.

O estudo mostra também que apesar de o ganho de peso ser algo comum no envelhecimento, pessoas impulsivas que gostam de assumir riscos e que são antagonistas, cínicas, competitivas e agressivas tiveram um maior ganho de peso durante o tempo de duração do estudo.

Em um depoimento, os pesquisadores disseram que “indivíduos com essa constelação de traços tendem a ceder à tentação e não tem a disciplina para ficarem focados através de dificuldades e frustração”.

A pesquisadora Angelina R. Sutin explica que “pesquisas anteriores descobriram que indivíduos impulsivos são mais propensos a comerem compulsivamente e a consumirem álcool. Esses padrões comportamentais contribuem para o ganho de peso“.

A pesquisa foi publicada em American Pychological Association.

Fonte: UPI 20 de julho de 2011

Search

+