Cortisol salivar

11 mar 2012 C, Exames

Comentários

O cortisol é secretado pelo córtex da adrenal em resposta ao hormônio adrenocorticotrópico (ACTH). É essencial para o metabolismo e funções imunológicas. Sua concentração encontra-se elevada nos casos de Síndrome de Cushing e estresse. Apresenta-se reduzido na Doença de Addison e nos casos de hipopituitarismo (com produção deficiente de ACTH). As concentrações plasmáticas de cortisol são influenciadas pela concentração da proteína transportadora do cortisol (CBG). Dependendo do método pode apresentar reação cruzada com 11-deoxicortisol e corticosterona. Não é útil para o seguimento de corticóides sintéticos. O cortisol encontra-se fisiologicamente aumentado na hipoglicemia e gravidez. Sua dosagem basal apresenta pouca utilidade no diagnóstico diferencial dos estados de hipercortisolismo. Pode encontrar-se em valor normal na deficiência parcial do ACTH. O cortisol salivar representa um grande avanço para o diagnóstico diferencial entre o hipercortisolismo verdadeiro e os estados de Pseudo-Cushing. Sua mensuração é a medida direta do cortisol livre. A coleta no período noturno (às 23 horas) é o recomendado. Apresenta excelente correlação com o cortisol livre plasmático e sua concentração é independe do fluxo salivar.

Veja também Cortisol.

Método

Radioimunoensaio

Condição

1,0mL de saliva.

Informações necessárias

Informar horário da coleta, medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia e hora da última dose.

Coleta

Por um período de 30 minutos antes da coleta não será permitido qualquer tipo de alimentação ou bebida (com exceção de água).

Permanecer em repouso por uma hora antes da coleta.

Imediatamente antes da coleta é aconselhável lavar a boca com água através de bochechos leves.

A coleta não é recomendável em caso de lesões orais com sangramento ativo ou potencial.

Evitar escovar os dentes pelo menos 2 horas antes da coleta para evitar sangramento gengival.

Remova a tampa superior do tubo.

Coloque o algodão, presente no recipiente suspenso, debaixo da língua e aguarde um período de 2 a 3 minutos.

Se preferir, pode mastigar levemente o algodão, mantendo-o o máximo possível embebido com saliva. Durante esse período de coleta não é permitido ingestão de água, alimento ou qualquer tipo de líquido.

Retorne o algodão para o interior do recipiente suspenso, fechando com a tampa logo a seguir.

O tubo pode ser encaminhado imediatamente ao laboratório sem refrigeração. No entanto, em casos onde o transporte não será efetuado imediatamente, aconselha-se a refrigeração da amostra entre 2o e 8oC. A amostra refrigerado poderá ser recebida no laboratório com até 48 horas da coleta.

Deixe um comentário

Search

+