O Laboratório Apolo agora conta com uma sala exclusiva para vacinação.
Localizada na Rua Duarte Peixoto, 16  Bairro Coqueiro em Manhuaçu.

Agendamento e informações através do (33) 99877-3115.
Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 7:00 as 17:00 horas.

A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. A vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, a vacinação evita de dois a três milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso dizemos que:

  • a vacinação é tão importante para sua saúde quanto o consumo de uma dieta saudável e a prática de atividade física;
  • estar vacinado(a) pode significar a diferença entre estar vivo(a) e saudável ou gravemente enfermo(a) ou com sequelas deixadas por doenças imunopreveníveis;
  • as vacinas estão entre os produtos farmacêuticos mais seguros que existem.

 


 

Vacinas disponíveis

Hexavalente

Difteria, tétano, pertússis (acelular), Hepatite B (recombinante), poliomielite 1, 2, e 3 (inativada) e Haemophilus influenzae tipo B (conjugada). Usada no calendário infantil aos 2,4 e 6 meses de idade.

  • Previne contra difteria (ou crupe doença infecciosa que forma placas branco-acinzentadas em pele e mucosas mais comum na garganta e nariz dificultando a respiração e podendo levar morte), tétano (infecção bacteriana que causa espasmos musculares que podendo levar a morte), coqueluche ( ou tosse comprida é uma infecção respiratória), poliomielite (paralisia infantil), hepatite B (provoca infecção grave do fígado) e Haemophilus influenzae tipo B que pode causar meningite, pneumonia, inflamação da garganta, otite, artrite, infecção da membrana que recobre o coração.

Pentavalente

Difteria, tétano, pertússis (acelular), poliomielite 1,2, e 3(inativada) e Haemophilus influenzae tipo B (conjugada). Usada aos 4 meses substituindo a hexavalente e como reforço aos 15 meses de idade.

  • Previne contra difteria (ou crupe doença infecciosa que forma placas branco-acinzentadas em pele e mucosas mais comum na garganta e nariz dificultando a respiração e podendo levar morte), tétano (infecção bacteriana que causa espasmos musculares que podendo levar a morte), coqueluche ( ou tosse comprida é uma infecção respiratória), poliomielite (paralisia infantil) e Haemophilus influenzae tipo B que pode causar meningite, pneumonia, inflamação da garganta, otite, artrite, infecção da membrana que recobre o coração.

Pneumocócica 13 (conjugada)

Sorotipos 1,3,4,5,6A,7F,9V,14,18C,19A,19F, 23F e 6B de Streptococcus pneumoniae. Usada aos 2,4, 6 e 15 meses no calendário infantil. É indicado como rotina para crianças até os 6 anos.  Adolescentes e adultos portadores de algumas doenças crônicas também podem se beneficiar com a administração dessa vacina. E esta recomendada para pacientes com mais de 50 anos.

  • Previne contra doenças invasivas, pneumonia e otites medias causadas por 13 sorotipos de Streptococcus pneumoniae.

Rotavírus Pentavalente (atenuada)

Rotavírus humano/bovino G1, G2, G3, G4 e P1A[8] (atenuada). Usada aos 2, 4 e 6 meses.

  • Previne contra cinco sorotipos de rotavírus humanos que provocam gastroenterite graves em lactentes e crianças.

Meningocócica ACWY (conjugada)

Apresenta Neisseria meningitidis dos grupos A,C,W-135 e Y. Usada aos 3,5 e 12 meses de idade no calendário de vacinação infantil. Esta indicada para crianças a partir de dois meses e adolescentes. Para adultos e idosos em risco epidemiológico.

  • Previne contra os quatro sorogrupos A,C,W-135 e Y da bactéria Neisseria meningitidis que causa meningite e meningococcemia (infecção generalizada)

Meningocócica B (recombinante)

Apresenta Neissiera meningitidis do grupo B. Usada aos 3,5 e 12 meses de idade. Não esta disponível no SUS. Também é recomendada para adolescentes e adultos até os 50 anos de idade em risco epidemiológico.

  • Previne contra o sorogrupo B da bactéria Neisseria meningitidis que causa meningite e meningococcemia (infecção generalizada).

HPV( Vacina papiloma vírus humano recombinante)

HPV 6,11,16 e 18 (recombinante). Disponível na rede particular para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 11 a 26 anos.

  • Previne contra o câncer de colo uterino, da vulva, da vagina e de ânus causados pelos tipos de HPV (papiloma vírus humano) 16 e 18. Contra verrugas genitais (condilomas acuminado) causado pelos tipos de HPV 6 e 11.

Influenza tetravalente (inativada)

Composta por duas cepas da Influenza A e duas cepas da Influenza B.

  • Previne contra a síndrome gripal causada pelo o Vírus Influenza dos tipos A e B.

Hepatite A (inativada)

Apresenta antígenos do vírus da hepatite A. Indicada para crianças, adolescentes, adultos e idosos a partir de 12 meses de vida.

  • Previne contra a hepatite (inflamação do fígado) causada pelo vírus do tipo A.

Herpes Zoster (atenuada)

Vírus varicela-zoster enfraquecido. Indicado a partir dos 50 anos.

  • Contra a Herpes-Zoster (cobreiro) e sua complicações.

 


 

Vacinas sob encomenda

Pneumocócica 23

Composta por sorotipos 1, 2, 3, 4, 5, 6B, 7F, 8, 9N, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 17F, 18C, 19A, 19F, 20, 22F, 23F, 33F de Streptococos pneumoniae. Indicada como rotina para pessoas a partir de 60 anos. Para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doenças pneumocócicas o uso pode ser recomendado.

  • Previne contra meningites, otites medias e pneumonias causas pelos 23 sorotipos de Streptococos pneumoniae.

Febre amarela (atenuada)

Vírus Amarílico enfraquecido. Indicado a partir de 9 meses de idade.

  • Previne contra a infecção causada pelo Vírus Amarílico transmitido por mosquito pertencente às espécies Aedes e Haemogogus.

Triviral (atenuada)

Vírus enfraquecidos do sarampo, caxumba e rubéola. Indicada a partir de 12 meses de idade.

  • Previne contra Vírus da família Paramyxoviridae que pode atingir qualquer tecido glandular, mas é mais comum afetar as glândulas parótidas, que produzem a saliva, ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido (caxumba).
  • Previne contra o vírus que pertence à família Paramyxoviridae e é membro do subgrupo Morbillivirus que causa o sarampo.
  • Também previne contra Rubella vírus causador da rubéola, uma doença que traz sua gravidade durante a gestação, podendo trazer sequelas irreversíveis para o feto como malformação cardíaca, surdez e outras.

Varicela (atenuada)

Vírus da Varicela-Zoster enfraquecido (catapora). È usa no calendário infantil a partir de 12 meses de idade, também esta indicada para crianças, adolescentes e adultos que não tiveram catapora.  

  • Previne contra a infecção causada pelo vírus da Varicela-Zoster que causa lesões na pele acompanhada de coceiras o que é o grande problema, pois ao coçar essas lesões podem infectar com bactérias e em casos mais graves essas infecções pode atingir o sistema nervoso central.

Tetraviral (atenuada)

Sarampo, caxumba e rubéola e varicela.

  • Combinação da vacina triviral e varicela em uma única picada.

Hepatite B (recombinante)

Antígeno da hepatite B.

  • Previne contra a infecção grave do fígado causada pelo vírus da hepatite do tipo B e as complicações recorrentes dessa infecção.

Hepatite A+B (recombinante)

Vacina da Hepatite A e B em uma única picada.

 


 

Nossa Estrutura

Câmara de conservação de vacina

A conservadora Elber foi desenvolvida para garantir que a temperatura interna da câmara esteja sempre estável e homogênea. Ela conta com 3 sensores: temperatura circulante da câmara, temperatura da vacina, temperatura do ambiente e os mesmos controlam um microprocessador que controla a temperatura interna da câmara (resfriando conforme necessidade) e informa ao usuário de todos os eventos através de alarme sonoros, visuais e registros eletrônicos. Em caso de alterações nos parâmetros pré-estabelecidos e até queda de energia um discador ira acionar o telefone do responsável pela sala de vacinas. Os dados de todos os sensores são registrados 24hs por dia e armazenadas.

Recebimento pela transportadora e transporte para realização extramuros.

As vacinas chegam por transportadoras responsáveis, com controle de temperatura, rastreamento e são embaladas de forma a evitar a contaminação. Quando são recebidas na sala de vacinas a temperatura é conferida. Para a vacinação extramuros (domiciliar) adquirimos caixas de transporte de acordo com as legislações vigentes visando garantir a qualidade da imunização.

Vacinas extramuros

Realizamos a vacinação extramuros dentro de Manhuaçu e nas cidades vizinha onde temos unidades. Todas as vacinas extramuros são previamente agendadas, as cadernetas de vacinação analisada e a coleta de dados para anamnese colhidos por Whatsapp ou ligação. As vacinas são acondicionadas separadamente dentro da caixa e devidamente identificadas com o nome do paciente, de acordo com o mapa de agendamento. Ainda antes da administração todas as informações são checadas e a caderneta de vacinação devidamente preenchida. O transporte e administração é realizado por equipe devidamente qualificada.

Sala de vacina

Permanece climatizada para garantir a temperatura dos Imunobiológicos. Sua arquitetura foi pensada para manter o ambiente seguro e confortável, quebrando o clima hospitalar, além de utilizarmos métodos não medicamentosos para amenização da dor como o Pink Pluc e Buzzi.

Software

Contamos com software sofisticado onde todas as vacinas são registradas com lote, laboratório fabricante, data de validade, entrada e saída proporcionando controle de estoque e rastreamento. Agendamento de doses subsequentes, além de todos os dados do paciente e doses realizadas. Promove a otimização dos atendimentos, com rapidez e eficácia no registro e monitoramento dos clientes. O sistema também disponibiliza a exportação das informações para a base de dados do SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização) conforme as exigências do Ministério da Saúde.

Laboratórios

GSK, Merck, Sanofi, Pfizer, Abbot