Líquido Amniótico – Testes bioquímicos de maturidade fetal

Sem Comentários/5
Compatilhar

TESTE DE CLEMENTS

Comentários

O Teste de Clements (teste das bolhas) baseia-se na capacidade da lecitina de formar bolhas quando em presença de álcool absoluto e água. São feitos três tubos com diluições crescentes, o que permite avaliação da maturidade fetal. O risco de membrana hialina para o resultado de bolhas estáveis em todos os tubos é de 0,5%, subindo para 15% se houverem bolhas estáveis apenas no primeiro e segundo tubos. Se os três tubos forem negativos, ou apenas o primeiro for positivo, o índice de membrana hialina será de 80% e 30%, respectivamente.

Método

Formação de bolhas devido a presença de Lecitina e Esfingomielina, ricas em lípides

Condição

3,0mL líquido amniótico.

FOSFATIDILGLICEROL

Comentários

Auxiliar na avaliação da maturação pulmonar fetal. Os fosfolípides sintetizados pelos pneumócitos entram na composição do surfactante pulmonar. A deficiência ou ausência do surfactante causa a Doença da Membrana Hialina. Dosagens realizadas no líquido amniótico predizem a maturação pulmonar fetal.

Método

Cromatografia em camada fina

Condição

5,0mL de líquido amniótico.

Conservação para envio

Até 5 dias entre 2o a 8o C.

FOSFOLÍPIDES

Comentários

Os fosfolípides tensoativos são sintetizados pelos pneumócitos e compõem o surfactante pulmonar. Dosage realizadas no líquido amniótico predizem a maturação pulmonar fetal.

Método

Colorimétrico

Condição

1,0mL de líquido amniótico.

Facebook
WhatsApp
Pinterest
LinkedIn

RECOMENDADOS

Comentários

×