Comentários
Avaliar deficiência ou excesso de elementos essenciais com fins nutricionais, a eficácia e controle dos tratamentos de quelação, níveis endógenos de minerais, oligoelementos, metais tóxicos, no controle e monitorização de contaminação ambiental.
Cabelo (38 elementos dosados):
Minerais essenciais – Fósforo (P), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Sódio (Na), Potássio (K), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Cromo (Cr), Enxofre (S), Selênio (Se), Vanádio (V), Lítio (Li), Molibdênio (Mo), Tugstênio (W), Estrôncio (Sr), Boro (B), Silício (Si, Germânio (Ge), Níquel (Ni), Cobalto (Co).
Elementos tóxicos: Chumbo (Pb), Berilio (Be), Mercúrio (Hg), Cádmio (Cd), Arsênico (As), Bário (Ba), Zircônio (Zr), Titânio (Ti), Telúrio (Te), Alumínio (Al)
Suplementares: Antimônio (Sb), Escandio (Sc), Ouro (Au), Prata (Ag), Bismuto (Bi) e Estanho (Sn).
Condições
- Tecido capilar.
Volume recomendável
- 0,5 grama.
Instruções
- Todas as Unidades realizam a coleta.
- É necessário que o cliente chegue com 30 minutos de antecedência para fazer a ficha e preparação para o exame.
- Cabelos tratados recentemente com cosméticos (permanentes, tinturas, descoloração, reflexo, etc): aguardar 10 semanas antes de coletar a amostra. Tratamentos químicos podem alterar os níveis de alguns minerais, notadamente o cálcio, magnésio, zinco, cobre, chumbo e níquel, podendo levar a uma interpretação equivocada dos resultados.
- Não usar gel ou similar 24 horas antes da coleta.
- Não lavar os cabelos no dia da coleta.
- Durante os cinco dias que antecedem a coleta os cabelos devem ser lavados diariamente com shampoo neutro, não utilizar condicionador durante estes cinco dias, este procedimento de limpeza dos cabelos e essencial para qualidade do exame.
- Se o paciente questionar sobre qual shampoo utilizar podemos sugerir qualquer shampoo infantil neutro.
- O paciente, durante esta semana deve proceder normalmente rotina de vida.
Coleta apoio
- Enviar material selado em envelope plástico.
- As amostras que refletem com mais precisão o atual perfil mineral do organismo, são aquelas de cabelo mais recente, na região da nuca.
- O colhedor antes de iniciar o corte e manuseio do cabelo deverá lavar e secar as mãos.
- Não colocar a amostra em superfícies sujas ou empoeiradas.
- Utilizar tesoura bastante limpa e sem ferrugem, após cada coleta limpar a tesoura com álcool antes de guarda-la.
- Não utilizar luvas para realizar o corte do cabelo.
- O cabelo deverá ser cortado o mais próximo do couro cabeludo e limitado aos primeiros 3,0 cm do cabelo; cortar pequenas mechas de várias regiões da nuca. O uso pelos pubianos ou outros pelos corpóreos, deverá ser reservado para situações onde não há disponibilidade alguma de cabelo na região da cabeça ou então para testes confirmatórios. Informar se for colhido. Transferir as mechas cortadas diretamente para o envelope plástico.
Cabelos médios ou longos:
- Partir o cabelo horizontalmente para traz da cabeça e puxar para cima e para fora; cortar uma tira fina de cabelo , próximo do couro cabeludo ; cortar e desprezar as pontas desta tira ficando apenas com os 3,0 cm mais próximos do couro cabeludo; pese o restante na balança de amostra e repita ate conseguir a quantidade necessária; coloque o cabelo pesado no envelope plástico.
Cabelos curtos:
- Quando o cabelo for muito curto e não puder ser cortado como descrito acima, uma tesoura ou lâmina fina poderão ser utilizadas para aparar o cabelo até conseguir a quantidade necessária; pese o cabelo na balança de amostras e coloque no envelope plástico.
Conservação apoio
- Enviar a temperatura ambiente.
Critérios de rejeição
- Cabelo das pontas.