Sudan Black B

Comentários Útil na classificação das leucemias agudas, auxiliando na diferenciação das linhagens linfóide e mielóide. O Sudan Black B é um corante lipofílico que reage com fosfolípides, gorduras neutras e esteróides, o que permite a visualização das membranas fosfolipídicas dos grânulos das células mielóides. As células linfóides e os mieloblastos primitivos (M0) apresentam reação citoquímica …

Streptococcus pyogenes grupo A – Imunoteste rápido

Comentário O Streptococcus pyogenes (beta-hemolítico do grupo A) difere dos demais grupos de Lancefield em virtude das características antigênicas e bioquímicas da parede celular. Embora a cultura do swab de orofaringe e amígdalas continue a ser o padrão ouro no diagnóstico, a demora intrínseca do seu resultado é um problema. Em swab de orofaringe, pode …

Streptococcus agalactiae (grupo B), cultura seletiva

Comentário Em mulheres grávidas, o Streptococcus do grupo B pode causar infecção clinicamente aparente, embora, na grande maioria, leve a uma colonização assintomática. Estudos revelam que a mulher com colonização pré-natal possui uma predisposição 25 vezes maior de dar a luz a uma criança que irá manifestar sepse ou meningite por Streptococcus do grupo B …

SSB(La), anticorpos anti

Comentários O antígeno SSB/La é uma fosfoproteína nuclear que esta complexada com a partícula Ro. Aproximadamente 50% dos soros de pacientes com LES e SS que apresentam anticorpos anti-Ro também possuem reatividade anti-La, devido a estrita associação entre os dois antígenos. É encontrado em 60% das mães de bebês com lupus neonatal. Na SS sua …

SSA(Ro), anticorpos anti

Comentários Os anticorpos anti-SSA/Ro são dirigidos contra o antígeno Ro, que é uma proteína nuclear e citoplasmática ligada ao RNA. Sua detecção tem importância clínica porque em muitos pacientes com doença reumática auto-imune é o único auto-anticorpo detectado. Está presente em cerca de 70-90% dos pacientes com síndrome de Sjögren primária (SS) e 10 a …

Sódio

Comentários Soro: É o principal cátion extracelular. Os sais de sódio são os principais determinantes da osmolalidade celular. Alguns fatores regulam a homeostasia do sódio, tais como aldosterona e hormônio antidiurético. O teste é útil na avaliação dos distúrbios hidroeletrolíticos. Urina: Principais causas de aumento são o uso de diuréticos, dieta rica em sal, SIADH …

SM, anticorpos anti

Comentários Os anticorpos anti-Sm possuem alta especificidade para o LES, porém com sensibilidade de apenas 25% a 30%, quando a técnica utilizada é a imunodifusão radial ou imunoprecipitação. Quando realizado por imunoensaio enzimático, reações falso-positivas podem ocorrer em 23% dos pacientes com AR, 25% dos com Esclerose Sistêmica (ES), 9% das polimiosites e 2% dos …

Sífilis, sorologia – Treponema pallidum

Comentários Na sífilis primária os testes VDRL e FTA-ABS (imunofluorescência indireta) positivam-se depois do cancro duro com sensibilidade de 85%. Na sífilis secundária a sensibilidade da sorologia é de 99%. Na sífilis terciária, o VDRL tem sensibilidade de 70% e o FTA-ABS de 98%. VDRL: teste não treponêmico, utiliza como antígeno a cardiolipina que normalmente …

SHBG – Globulina ligadora de hormônios sexuais

Comentários É sintetizada no fígado e funciona como uma proteína de transporte para alguns hormônios sexuais. A maioria dos hormônios gonadais circulantes são ligados a esta proteína (testosterona, diidrotestosterona e estrogênios). Conseqüentemente, não somente alterações na secreção desses hormônios, mas também alterações na concentração do SHBG podem conduzir a variações nos níveis circulantes dos hormônios. …

Serotonina – 5-hdroxi-triptamina

Comentários A serotonina é sintetizada a partir do triptofano nas células cromafins intestinais ou em neurônios. Sua dosagem pode complementar o diagnóstico de tumores carcinóides. Sua concentração sofre interferências de alguns alimentos e drogas. A dosagem do metabólito da serotonina (ácido 5-hidroxi-indolacético) é o marcador mais sensível de tumores carcinóides. O paciente deverá permanecer 7 …

×