Diabetes: prevenção e controle
Uma doença comum, que atinge 10 milhões de brasileiros, a diabetes é causada pelo aumento da glicose no sangue, que acontece quando o pâncreas não produz ou produz pouca insulina, hormônio que metaboliza a glicose, os aminoácidos e os ácidos graxos. A insulina também é responsável pelo armazenamento de combustível e pela estimulação de captação de nutrientes na célula, mostrando-se importante para o equilíbrio do corpo humano.
Não se sabe, ainda, qual a causa do tipo 1 da doença, quando o organismo deixa de produzir a insulina ou a produz em níveis muito baixos e o corpo passa a não reconhecê-la e a destrói. Essa é a forma mais agressiva da doença, que acomete pessoas com menos de 35 anos e não tem cura, implicando no uso diário de injeções de insulina.
Apesar de menos agressivo, o diabetes tipo 2, quando o pâncreas produz menos insulina do que o necessário, também é uma doença perigosa, que necessita de acompanhamento médico constante, além de disciplina por parte do paciente. Esse tipo da doença está mais relacionado com o estilo de vida e é por isso que pode ser prevenido e controlado, ao evitar a obesidade e o sedentarismo.
Os sintomas do diabetes – cansaço, vontade de urinar frequentemente, fome em excesso, sensação de dormência nas mãos e pés, dores no estômago e difícil cicatrização de feridas – podem demorar a aparecer, comprometendo a saúde. Por isso, é importante, para se prevenir do diabetes, realizar exames anuais de pressão arterial, colesterol e, claro, o acompanhamento das taxas de açúcar no sangue.
Abramge-mg – Ano II, Nº 13 – JAN/FEV/MAR 2012